quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Com a palavra o poeta... Agamenon Almeida.



Agamenon Almeida de Souza nasceu no dia 03 de janeiro do ano de 1952, na vila de Areia Branca, Município de Piritiba, Estado da Bahia, no Brasil.

Filho de um carpinteiro e de dona casa, desde muito pequeno viu como a educação transformou a realidade de seus próprios pais. Ele transformar-se-ia em relojoeiro e ela em costureira através de cursos por correspondência.

Foi alfabetizado pela própria mãe, que além de dona de casa e costureira, também fazia às vezes de professora, para os filhos dos pequenos fazendeiros da vila.

Espírito irrequieto, perspicaz e inteligente, vai forjando sua personalidade no cadinho das dificuldades por que passavam seus pais, na difícil luta pela sobrevivência.

Com apenas 10 anos, já fabrica pequenos objetos como bingas-de-pó e bijuterias com coquinhos de ouricuri, manes-gostoso com sobras de madeiras, formas de bolo com latas de querosene, além de ajudar o pai no conserto de relógios despertadores.

Bancário por quase 30 anos, em 2000 foi afastado de suas funções profissionais, depois de ser vitima de assalto, seqüestro e ameaças de morte. Mergulha num longo e penoso processo de depressão, que mais tarde revela em muitas de suas obras.

Conheça mais sobre nosso poeta acessando o site:

 
"Semeai esperanças, é este o único passaporte para a felicidade." ( Agamenon Almeida )

3 comentários:

  1. Valeu, Professora Cinara!

    Agradeço pela visita ao meu blog. Meus parabéns pelo belo trabalho!

    Abraços, :-)

    ResponderExcluir
  2. Parabens Cinara... belissíma página... O ser humano que não reconhece e valoriza quem é, suas raizes, sua história, seu eu, jamais poderá compreender o mundo a sua volta... a valorização da nossa cultura e de alguns dos nossos queridos ícones é parte da compreensão de quem realmente somos instrumento fundamental para podemos dar os passos subsequentes...

    Tu estás de parabéns mais uma vez!

    Abraços:
    Lucas Adriel

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa. Piritiba merece pessoas como você. Em breve estarei dando minha contribuição a esta terra tão amada por meu pai, que contagiou o meu coração me dispondo a largar minha vida em Alagoinhas, pra contribuir com a educação de Piritiba. Sou artista plástico graduado na Escola de Belas Artes da UFBa, 1984. Coordenador de Cultura da Secretaria de Cultura de Alagoinhas, mas antes de tudo um piritibano apaixonado por sua terra. Sou aquele cara que passou no concurso do Estado (Artes). Abraços...Jorgepô

    ResponderExcluir