quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Laécio Beethoven: músico instrumentalista, cantor, compositor e poeta

Beethoven 1º Lugar com Rio de Algodão - Festival de Música de Turmalina-MG
LAÉCIO ALMEIDA LIMA, piritibano, ex trabalhador rural, filho de lavrador e costureira, formado em Música pela Escola Superior de Música da Universidade Federal da Bahia, Especialista Pós-Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pela Faculdade São Tomaz de Aquino. Professor de Música e Alfabetizador efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, músico instrumentista, cantor, compositor e poeta. Recebeu o nome artístico de LAÉCIO BEETHOVEN no período em que morou na Residência Universitária da UFBA e o registrou como marca pelo Instituto Nacional de Marcas e Patentes - INPI.

Organizador e concorrente de festivais de música popular por todo o Brasil, apresenta um perfil de respeito e admiração recíproca entre concorrentes de todos os festivais do Brasil, conquistou várias premiações com músicas e obras literárias em cidades da Bahia como Ibotirama, Itaberaba, Valença, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Piritiba, São Gabriel, Nova Redenção, Utinga, Baixa Grande, Carinhanha, Juazeiro, Porto Seguro e na capital do Estado, em Maricá-RJ, Volta Redonda-RJ, Serra Talhada-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Petrolina-PE, Paracatu-MG, Três Marias-MG, Turmalina-MG, Serra do Meruóca-CE, Pereira Barreto-SP, dentre outras cidades.

Nasceu na década de 70, iniciando seus estudos primários, quando encaminhado para as atividades artísticas e culturais na cidade de Piritiba-Ba. Consta ainda como conquistas a formação em Magistratura e Técnico em Contabilidade.

Apresentou-se em Salvador no Teatro da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos - ACBEU, Teatro do Pelourinho, Teatro do CESI, Clube Hora da Criança, Reitoria da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Projeto Pelourinho Dia e Noite, Teatro Castro Alves e Sindicato dos Bancários da Bahia. Poeta vencedor de festivais de poesia e de música.

Participante do Livro Ecos Machadianos (Editora Vozes, 2009), com a poesia Sete Sonetos.

LAÉCIO BEETHOVEN participou da gravação do primeiro CD Barroco na Bahia, faz parte de CD Festivais do Brasil e lançou seu CD GALOPE XOTE BAIÃO (independente), no início de 2004, com um repertório tipicamente regional e junino, sendo o repertório de sua autoria. Lançou recentemente o CD Declamando Poesias, com obras autorais, premiadas em festivais do gênero.

LAÉCIO BEETHOVEN participou da gravação do primeiro CD Barroco na Bahia e lançou seu CD GALOPE XOTE BAIÃO (Independente), no inicio de 2004, com um repertório tipicamente regional e junino, sendo o mesmo de sua própria autoria, apresentando o Forró (Como Jóia), Xotes (Caixinha de surpresas, Dependurado no Jegão e Receita), Baiões (Arraia do Sertão, Seu Pirralho, X-P-T-O-Foice, Forom Fonfon da Sanfona e Tributo ao Conterrâneo) e ainda Galopes (Troca certa, É ciumeira, É chia-chia e Por Onde Andei).

Lançamento do CD de Poesias (2008), DECLAMANDO POESIAS, com sonetos, cordéis e outras obras de sua autoria.

Em 2008 foi premiado também no festival de Juazeiro-Ba

Atualmente reside em Salvador, onde faz shows e leciona em escola pública.

Conheça mais sobre nosso conterrâneo Laécio Beethoven, acessando:

3 comentários:

  1. Oi, Cinara e amigos visitantes!
    Obrigado pelas referências.
    Antes que meus pais achem que mudei meu nome, verificar e substiruir Lácio por Laécio. rsrsrs
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Maravihoso o Blog.
    ja está na minha lista de favoritos.
    http://streetstylebystela.blogspot.com.
    beijo
    Stela

    ResponderExcluir
  3. TALENTO EM FOKO entrevista
    LAÉCIO BEETHOVEN. Músico, compositor e vocalista baiano.

    Local: Avenida Beira-mar - Fortaleza-CE.BR

    Report-edit-post: Klërton-Kekê

    Apoio virtual-grafico: Revista Forró Show . com

    http://www.youtube.com/watch?v=NWISTE_70MQ

    ResponderExcluir