terça-feira, 7 de setembro de 2010

Retratos da Bahia, do Brasil e do mundo!!


Stela Alves, formada em Jornalismo pela Universidade de Londrina, Paraná. Em suas fotografias encontramos a sensiblidade do olhar bahiano, o estilo da mulher moderna, a arte em suas diversas manifestações e muito mais... É só você conferir o blog abaixo e apreciar a arte em seus diversos olhares.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Com a palavra o poeta... Agamenon Almeida.



Agamenon Almeida de Souza nasceu no dia 03 de janeiro do ano de 1952, na vila de Areia Branca, Município de Piritiba, Estado da Bahia, no Brasil.

Filho de um carpinteiro e de dona casa, desde muito pequeno viu como a educação transformou a realidade de seus próprios pais. Ele transformar-se-ia em relojoeiro e ela em costureira através de cursos por correspondência.

Foi alfabetizado pela própria mãe, que além de dona de casa e costureira, também fazia às vezes de professora, para os filhos dos pequenos fazendeiros da vila.

Espírito irrequieto, perspicaz e inteligente, vai forjando sua personalidade no cadinho das dificuldades por que passavam seus pais, na difícil luta pela sobrevivência.

Com apenas 10 anos, já fabrica pequenos objetos como bingas-de-pó e bijuterias com coquinhos de ouricuri, manes-gostoso com sobras de madeiras, formas de bolo com latas de querosene, além de ajudar o pai no conserto de relógios despertadores.

Bancário por quase 30 anos, em 2000 foi afastado de suas funções profissionais, depois de ser vitima de assalto, seqüestro e ameaças de morte. Mergulha num longo e penoso processo de depressão, que mais tarde revela em muitas de suas obras.

Conheça mais sobre nosso poeta acessando o site:

 
"Semeai esperanças, é este o único passaporte para a felicidade." ( Agamenon Almeida )

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Laécio Beethoven: músico instrumentalista, cantor, compositor e poeta

Beethoven 1º Lugar com Rio de Algodão - Festival de Música de Turmalina-MG
LAÉCIO ALMEIDA LIMA, piritibano, ex trabalhador rural, filho de lavrador e costureira, formado em Música pela Escola Superior de Música da Universidade Federal da Bahia, Especialista Pós-Graduado em História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena pela Faculdade São Tomaz de Aquino. Professor de Música e Alfabetizador efetivo da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, músico instrumentista, cantor, compositor e poeta. Recebeu o nome artístico de LAÉCIO BEETHOVEN no período em que morou na Residência Universitária da UFBA e o registrou como marca pelo Instituto Nacional de Marcas e Patentes - INPI.

Organizador e concorrente de festivais de música popular por todo o Brasil, apresenta um perfil de respeito e admiração recíproca entre concorrentes de todos os festivais do Brasil, conquistou várias premiações com músicas e obras literárias em cidades da Bahia como Ibotirama, Itaberaba, Valença, Santo Antonio de Jesus, Seabra, Piritiba, São Gabriel, Nova Redenção, Utinga, Baixa Grande, Carinhanha, Juazeiro, Porto Seguro e na capital do Estado, em Maricá-RJ, Volta Redonda-RJ, Serra Talhada-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Petrolina-PE, Paracatu-MG, Três Marias-MG, Turmalina-MG, Serra do Meruóca-CE, Pereira Barreto-SP, dentre outras cidades.

Nasceu na década de 70, iniciando seus estudos primários, quando encaminhado para as atividades artísticas e culturais na cidade de Piritiba-Ba. Consta ainda como conquistas a formação em Magistratura e Técnico em Contabilidade.

Apresentou-se em Salvador no Teatro da Associação Cultural Brasil-Estados Unidos - ACBEU, Teatro do Pelourinho, Teatro do CESI, Clube Hora da Criança, Reitoria da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Projeto Pelourinho Dia e Noite, Teatro Castro Alves e Sindicato dos Bancários da Bahia. Poeta vencedor de festivais de poesia e de música.

Participante do Livro Ecos Machadianos (Editora Vozes, 2009), com a poesia Sete Sonetos.

LAÉCIO BEETHOVEN participou da gravação do primeiro CD Barroco na Bahia, faz parte de CD Festivais do Brasil e lançou seu CD GALOPE XOTE BAIÃO (independente), no início de 2004, com um repertório tipicamente regional e junino, sendo o repertório de sua autoria. Lançou recentemente o CD Declamando Poesias, com obras autorais, premiadas em festivais do gênero.

LAÉCIO BEETHOVEN participou da gravação do primeiro CD Barroco na Bahia e lançou seu CD GALOPE XOTE BAIÃO (Independente), no inicio de 2004, com um repertório tipicamente regional e junino, sendo o mesmo de sua própria autoria, apresentando o Forró (Como Jóia), Xotes (Caixinha de surpresas, Dependurado no Jegão e Receita), Baiões (Arraia do Sertão, Seu Pirralho, X-P-T-O-Foice, Forom Fonfon da Sanfona e Tributo ao Conterrâneo) e ainda Galopes (Troca certa, É ciumeira, É chia-chia e Por Onde Andei).

Lançamento do CD de Poesias (2008), DECLAMANDO POESIAS, com sonetos, cordéis e outras obras de sua autoria.

Em 2008 foi premiado também no festival de Juazeiro-Ba

Atualmente reside em Salvador, onde faz shows e leciona em escola pública.

Conheça mais sobre nosso conterrâneo Laécio Beethoven, acessando:

domingo, 22 de agosto de 2010

Relembrando...


Na música: Wilson Aragão, Laécio Beethoven, Tom Andrade, Trovão, Chico Bigode de Ouro, Babá, Beto Sodré, Germário, Genilton Estrela, Adalberto ( Tico )...

Na literatura/poesia: Lourimar Borges, Carlos Sampaio, Agamenon Almeida, Antenor Oliveira, Alambergue Almeida, Wilson Aragão, Carmem Sampaio Aragão, Marotinho, Mari da Cesta do Povo, Carlos Freire...

Na pintura: Ruth Lopes, Núbia, Nai, Eulina Sampaio, Rosemir, Dalva Barbosa, Miralva, Cristina, Lúcia, Yarlett, Lêusa, Dona Noná, Dilza Lopes, Virgínia...

No artesanato: Lenoir Lopes, Lêusa ( de Miro ),Virgínia, Seu Bobó ( França ), Professor Edvaldo...

No bordado: Zélia Lopes, Zilma Sampaio, Yarlett, Virgínia...

No teatro: Grupo de Teatro Arte Harmonia ( Integrantes: Fabiano Alves, Mário Moreira, Cristina Gonçalves, Ana Larissa Rodrigues, Muriel Gomes, Rafaela Rios, Cristiana Gonçalves, Nayna Rodrigues, Felipe Barreto, Sara Vieira, Priscila Oliveira, Siene dos Santos, Mariana Beatriz, Uliane Miranda, Clesiane Miranda e Jojó Nascimenjo ).

Na fotografia: Homero, Dona Gabi, Stela Alves...


Se você lembra de alguém que não foi citado, encaminha o nome para podermos acrescentar na lista.
Aguardamos sugestões!!!

sábado, 21 de agosto de 2010

Piritiba e Piritibanos...

Poetas, músicos, artistas pláticos, artesanatos que retratam a cultura da cidade de Piritiba. Conheçam os aspectos culturais desta cidade que encantam a todos que por aqui passam.